Posts

Educação: Tecnologia

via Configurações do site ‹ INSTITUTO ZULEMAY RAMOS — WordPress.comPlaceholder Image

É incrível como o  conhecimento de novas tecnologias ainda encontra resistências no ambiente escolar, que deveria ser o ambiente de inovação, isso porque trabalhamos com a construção do futuro. Enquanto alguns educadores temem que o uso da internet, de softwares educativos e de plataformas de ensino a distância possam atrapalhar o processo de aprendizagem, outros negam a existência desses recursos didáticos por desconhecer suas potencialidades ou terem medo de se desafiarem ao novo.

Se pararmos para pensar nas tecnologias contemporâneas vamos observar que essas nos permitem leituras inovadoras do mundo e por isso ampliam as possibilidades de juntura, construção e circulação da informação. Hoje, presenciamos a juntura de movimentos sociais e da sociedade civil por meio de sites, redes sociais, blogs etc.

É inadmissível ignorar a quantidade e a qualidade de informações que circulam nos espaços virtuais. É extremamente fascinante a variedade de textos, imagens e vídeos existentes na web. Ensinar nossos alunos a se apropriarem dessas novas linguagens é a única forma de fazê-los competentes na comunicação coletiva. Por isso, toda escola deveria arcar com o compromisso ético de oportunizar aos alunos o uso adequado dessas ferramentas, dando, assim, possibilidade, a esses, de serem capazes de filtrar as informações disponíveis, produzirem conteúdos e conseguirem articulá-los de forma reflexiva, sem prejuízo para sua construção intelectual e ou moral.

Como dizia o filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein (1889-1951) “Os limites da nossa linguagem denotam os limites do nosso mundo.” Então posso me apropriar desse pensamento para afirmar que quanto maior for a variedade de ferramentas colocadas a disposição do aluno, maior será seu território de ação. Mais aprendizado… mais competência.

Estamos no século 21, não tem mais como trabalhar em sala de aula como trabalhávamos há 10 anos. A sala de aula precisa mudar, para que o ensino se torne prazeroso para os alunos nos dias atuais. Os jovens são outros e os professores precisam seguir essa mudança. Não é fácil adaptarmo-nos ao novo, mas é necessário.

Veja que legal, uma parceria entre Unesco e o Instituto Phorte Educação oferece gratuitamente, um curso online sobre tecnologias para a aprendizagem no Ensino Médio e Fundamental dividido em 4 módulos de 12 horas e destaca subsídios para um planejamento pedagógico apoiado no uso das novas ferramentas, passando pelo seu uso na avaliação escolar e favorecendo o trabalho com habilidades e competências na sala de aula. Ficou interessado acesse o link Curso grátis para professores

A Google também apoia a Educação e para isso disponibiliza de um projeto mundial chamado Grupo de Educadores Google que nos possibilita conhecer, as inúmeras ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas dentro da sala de aula para ajudar a reter a atenção do aluno ou simplesmente tornar o processo de ensino mais colaborativo e divertido. A ideia desse grupo é discutir como aplicar essas ferramentas dentro da nossa realidade. Acesse o GEG Belém GEG Belém

Fonte: www.apoioaoprofessor.com.br

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s