Certificado de 320 horas Válido em Todo o Brasil!

Acesso liberado por 1 ANO após a matrícula! Oferecido na modalidade 100% EaD, o curso permite a flexibilidade de horários, uma vez que o aluno poderá acessar as aulas quando lhe for mais conveniente.

SISTEMA DE PROGRESSÃO ATIVO PARA EMISSÃO E LIBERAÇÃO DO CERTIFICADO NO PRÓPRIO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO DO ALUNO.

Roteiro da Trilha de Aprendizagem

  1. Introdução à Produção de Conteúdo EaD
  2. Planejamento e Estruturação de Conteúdo EaD
  3. Produção de Conteúdo EaD
  4. Publicação e Distribuição de Conteúdo EaD
  5. Avaliação e Melhoria de Conteúdo EaD

EMENTA: 

História da educação a distância. Conceitos de EaD. Tecnologias para EaD. Políticas públicas de EaD no Brasil. Infraestrutura para produção de conteúdo EaD. Fluxos de produção editorial. Custo x benefício da produção interna e externa. Design educacional. Autoria de livros didáticos para EaD. Revisão de plágio. Revisão de língua portuguesa. Revisão de normas ABNT. Bancos de questões. Atividades para EaD. Roteirização de games educacionais, vídeos e podcasts.  

OBJETIVO: 

O objetivo deste curso é gerar as habilidades e conhecimentos necessários no profissional de educação para lidar com as técnicas e ferramentas de produção de conteúdos para EaD.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA EAD, PLATAFORMAS E LEGISLAÇÃO

  • Compreender o contexto histórico da modalidade de educação a distância. 
  • Entender os conceitos que permeiam a área de educação a distância. 
  • Conhecer as tecnologias que amparam o método de educação a distância. 
  • Assimilar as políticas públicas de educação a distâncias adotadas no Brasil, bem como suas principais bases legais. 

UNIDADE II – A PRODUÇÃO EAD POR DENTRO

  • Conhecer a infraestrutura tecnológica e humana necessária para a produção de conteúdo para EaD. 
  • O papel do designer instrucional ou educacional no processo de produção de conteúdo para EaD. 
  • Visualizar e compreender os fluxos de produção editorial de conteúdo para EaD. 
  • Avaliar a relação custo/benefício entre a produção interna e externa de conteúdo para EaD. 

UNIDADE III – DESIGN INTRUCIONAL E A PRODUÇÃO EDITORIAL

  • Entender o conceito e as funções do desenho instrucional na esteira de produção de conteúdo para EaD. 
  • Dominar o processo gerencial da produção autoral, considerando as etapas de revisão de plágio, língua portuguesa, ABNT e parecer técnico.  
  • Aplicar a legislação referente ao direito de propriedade intelectual, bem como suas ferramentas tecnológicas e métodos para detecção, ao diagnóstico e combate à prática do plágio. 
  • Aplicar métricas e métodos de acompanhamento da revisão de língua portuguesa e normas da ABNT.  

UNIDADE IV – OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA EAD

  • Aplicar as técnicas, métricas e estilos de elaboração de bancos de questões para EaD, aplicando a taxonomia de Bloom e outras técnicas. 
  • Criar conteúdo para desafios colaborativos, atividades contextualizadas e temas de discussão para fóruns, considerando a aplicação de métodos ativos como o da sala de aula invertida e peer instruction
  • Roteirizar games educacionais para aplicação em trilhas de aprendizagem de EaD. 
  • Roteirizar vídeos didáticos e podcast para aplicação em trilhas de aprendizagem de EaD. 

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA EAD, PLATAFORMAS E LEGISLAÇÃO

  • HISTÓRIA DA EAD 
  • CONCEITOS E DEFINIÇÕES SOBRE EAD 
  • PLATAFORMAS E TECNOLOGIAS PARA EAD  
  • LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EAD 

UNIDADE II – A PRODUÇÃO EAD POR DENTRO

  • INFRAESTRUTURA E RECURSOS HUMANOS PARA PRODUÇÃO EAD 
  • O DESIGNER EDUCACIONAL NA PRODUÇÃO EAD 
  • A ESTEIRA DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EAD 
  • PRODUÇÃO INTERNA VERSUS EXTERNA DE CONTEÚDO PARA EAD 

UNIDADE III – DESIGN INTRUCIONAL E A PRODUÇÃO EDITORIAL

  • O DESIGN INSTRUCIONAL NA PRODUÇÃO EAD 
  • PRODUÇÃO E REVISÃO AUTORAL 
  • DETECÇÃO DE PLÁGIOS 
  • REVISÃO DE LÍNGUA E ABNT 

UNIDADE IV – OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA EAD

  • BANCOS DE QUESTÕES PARA EAD 
  • ATIVIDADES PARA EAD 
  • GAMES E OBJETOS INTERATIVOS DE APRENDIZAGEM PARA EAD 
  • VÍDEOS E PODCASTS PARA EAD 

AUTORES:

  • Tatiane Kuckel
  • Andréa Cesar Pedrosa da Silva

REFERÊNCIAS EDITORIAIS:

BÁSICA:

KUCKEL, Tatiane. SILVA, Andréa Cesar Pedrosa. Produção de Conteúdos para Ead. Telesapiens, 2020.

DA SILVA, Jessica L. D.; DIPP, Marcelo D. Sistemas e Multimídia. Editora TeleSapiens, 2020.

COMPLEMENTAR:

DUARTE, Iria H. Q. Fundamentos da Educação. Editora TeleSapiens, 2020.

CRUZ, Éderson. Tutoria em Ead. Telesapiens, 2021.

VALENZA, Giovanna M.; COSTA, Fernanda S.; BEJA, Louise A.; DIPP, Marcelo D.; DA SILVA, Sílvia C. Introdução à EaD. Editora TeleSapiens, 2020.

_______________________________________________________________

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BARROS, D. L. Tecnologias para a Autoaprendizagem. Uninter. 2019.

BLANCO, E., & SILVA, B. Comunicação Educativa – Natureza e formas. Braga: Universidade do Minho. 1991.

COORDENAÇÃO GERAL DO ENADE. Guia de Elaboração e Revisão de Itens - Banco Nacional de Itens - ENADE 2011. Brasília: Ministério da Educação, 2011.

CORGA, D. Orientação para elaboração de provas de acordo com o Enade. 2009.

WILEY, D. A. The Instructional Use of Learning Objects. Association for Educational Communications & Technology. 2002.

ENTREGA DO CURSO

  • 100% EaD
  • 4 Unidades Letivas – Cada uma abordando 4 competências de aprendizado;
  • Trilha de Aprendizagem;
  • Vídeos, Vídeos em Cena, Lettering e Animações;
  • Ebook e ou Audiobooks;
  • Fóruns de Discussão;
  • Questionários;
  • Atividades Contextualizadas;
  • Slides;
  • Mapa Conceitual;
  • Game da unidade;
  • Certificado ao final do curso

 

​​​

R$399,90

INSCRIÇÃO  

Nossos cursos