Certificado de 320 horas Válido em Todo o Brasil!
Acesso liberado por 1 ANO após a matrícula! Oferecido na modalidade 100% EaD, o curso permite a flexibilidade de horários, uma vez que o aluno poderá acessar as aulas quando lhe for mais conveniente.
SISTEMA DE PROGRESSÃO ATIVO PARA EMISSÃO E LIBERAÇÃO DO CERTIFICADO NO PRÓPRIO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO DO ALUNO.
Roteiro da Trilha de Aprendizagem
- Introdução à Produção de Conteúdo EaD
- Planejamento e Estruturação de Conteúdo EaD
- Produção de Conteúdo EaD
- Publicação e Distribuição de Conteúdo EaD
- Avaliação e Melhoria de Conteúdo EaD
EMENTA:
História da educação a distância. Conceitos de EaD. Tecnologias para EaD. Políticas públicas de EaD no Brasil. Infraestrutura para produção de conteúdo EaD. Fluxos de produção editorial. Custo x benefício da produção interna e externa. Design educacional. Autoria de livros didáticos para EaD. Revisão de plágio. Revisão de língua portuguesa. Revisão de normas ABNT. Bancos de questões. Atividades para EaD. Roteirização de games educacionais, vídeos e podcasts.
OBJETIVO:
O objetivo deste curso é gerar as habilidades e conhecimentos necessários no profissional de educação para lidar com as técnicas e ferramentas de produção de conteúdos para EaD.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA EAD, PLATAFORMAS E LEGISLAÇÃO
- Compreender o contexto histórico da modalidade de educação a distância.
- Entender os conceitos que permeiam a área de educação a distância.
- Conhecer as tecnologias que amparam o método de educação a distância.
- Assimilar as políticas públicas de educação a distâncias adotadas no Brasil, bem como suas principais bases legais.
UNIDADE II – A PRODUÇÃO EAD POR DENTRO
- Conhecer a infraestrutura tecnológica e humana necessária para a produção de conteúdo para EaD.
- O papel do designer instrucional ou educacional no processo de produção de conteúdo para EaD.
- Visualizar e compreender os fluxos de produção editorial de conteúdo para EaD.
- Avaliar a relação custo/benefício entre a produção interna e externa de conteúdo para EaD.
UNIDADE III – DESIGN INTRUCIONAL E A PRODUÇÃO EDITORIAL
- Entender o conceito e as funções do desenho instrucional na esteira de produção de conteúdo para EaD.
- Dominar o processo gerencial da produção autoral, considerando as etapas de revisão de plágio, língua portuguesa, ABNT e parecer técnico.
- Aplicar a legislação referente ao direito de propriedade intelectual, bem como suas ferramentas tecnológicas e métodos para detecção, ao diagnóstico e combate à prática do plágio.
- Aplicar métricas e métodos de acompanhamento da revisão de língua portuguesa e normas da ABNT.
UNIDADE IV – OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA EAD
- Aplicar as técnicas, métricas e estilos de elaboração de bancos de questões para EaD, aplicando a taxonomia de Bloom e outras técnicas.
- Criar conteúdo para desafios colaborativos, atividades contextualizadas e temas de discussão para fóruns, considerando a aplicação de métodos ativos como o da sala de aula invertida e peer instruction.
- Roteirizar games educacionais para aplicação em trilhas de aprendizagem de EaD.
- Roteirizar vídeos didáticos e podcast para aplicação em trilhas de aprendizagem de EaD.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA EAD, PLATAFORMAS E LEGISLAÇÃO
- HISTÓRIA DA EAD
- CONCEITOS E DEFINIÇÕES SOBRE EAD
- PLATAFORMAS E TECNOLOGIAS PARA EAD
- LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EAD
UNIDADE II – A PRODUÇÃO EAD POR DENTRO
- INFRAESTRUTURA E RECURSOS HUMANOS PARA PRODUÇÃO EAD
- O DESIGNER EDUCACIONAL NA PRODUÇÃO EAD
- A ESTEIRA DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EAD
- PRODUÇÃO INTERNA VERSUS EXTERNA DE CONTEÚDO PARA EAD
UNIDADE III – DESIGN INTRUCIONAL E A PRODUÇÃO EDITORIAL
- O DESIGN INSTRUCIONAL NA PRODUÇÃO EAD
- PRODUÇÃO E REVISÃO AUTORAL
- DETECÇÃO DE PLÁGIOS
- REVISÃO DE LÍNGUA E ABNT
UNIDADE IV – OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA EAD
- BANCOS DE QUESTÕES PARA EAD
- ATIVIDADES PARA EAD
- GAMES E OBJETOS INTERATIVOS DE APRENDIZAGEM PARA EAD
- VÍDEOS E PODCASTS PARA EAD
AUTORES:
- Tatiane Kuckel
- Andréa Cesar Pedrosa da Silva
REFERÊNCIAS EDITORIAIS:
BÁSICA:
KUCKEL, Tatiane. SILVA, Andréa Cesar Pedrosa. Produção de Conteúdos para Ead. Telesapiens, 2020.
DA SILVA, Jessica L. D.; DIPP, Marcelo D. Sistemas e Multimídia. Editora TeleSapiens, 2020.
COMPLEMENTAR:
DUARTE, Iria H. Q. Fundamentos da Educação. Editora TeleSapiens, 2020.
CRUZ, Éderson. Tutoria em Ead. Telesapiens, 2021.
VALENZA, Giovanna M.; COSTA, Fernanda S.; BEJA, Louise A.; DIPP, Marcelo D.; DA SILVA, Sílvia C. Introdução à EaD. Editora TeleSapiens, 2020.
_______________________________________________________________
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BARROS, D. L. Tecnologias para a Autoaprendizagem. Uninter. 2019.
BLANCO, E., & SILVA, B. Comunicação Educativa – Natureza e formas. Braga: Universidade do Minho. 1991.
COORDENAÇÃO GERAL DO ENADE. Guia de Elaboração e Revisão de Itens - Banco Nacional de Itens - ENADE 2011. Brasília: Ministério da Educação, 2011.
CORGA, D. Orientação para elaboração de provas de acordo com o Enade. 2009.
WILEY, D. A. The Instructional Use of Learning Objects. Association for Educational Communications & Technology. 2002.
ENTREGA DO CURSO
- 100% EaD
- 4 Unidades Letivas – Cada uma abordando 4 competências de aprendizado;
- Trilha de Aprendizagem;
- Vídeos, Vídeos em Cena, Lettering e Animações;
- Ebook e ou Audiobooks;
- Fóruns de Discussão;
- Questionários;
- Atividades Contextualizadas;
- Slides;
- Mapa Conceitual;
- Game da unidade;
- Certificado ao final do curso